Exposição Hansen MRA

cartaz-06 (1)

Museu Regional de Arte promove exposição em parceria com Fundação Hansen Bahia

O Museu Regional de Arte (MRA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em parceria com a fundação Hansen Bahia de Cachoeira promove, dia 09 de agosto, a partir das 15h30, abertura da exposição “Vivências e Olhares: Navio Negreiro e Etiópia de Hansen Bahia” versando sobre a junção de duas temáticas importantes na produção artística deste alemão naturalizado brasileiro, pois conectar a inspiração das xilogravuras da série Navio Negreiro, narrada pelo poeta escravocrata Castro Alves, é vislumbrar os traços das goivas sobre a madeira entalhada remontando o trágico e dramático navio expressado por Hansen Bahia e sua dura missão de traduzir em imagens as letras do poeta. A série Etiópia advém de um momento de intensa produção, aparado pelo convite do Imperador Haile Selassie, para lecionar na Academia de Artes em Addis Abeba, resultando em xilogravuras coloridas influenciadas pelo folclore e a arte popular, despertando um novo fazer artístico. As vivências e olhares de Hansen Bahia se configuram neste cenário com a presença de duas produções expressivas em lapso de tempos diferentes, mas notadamente se percebe a sensibilidade do artista ao encontro das ressignificações culturais relacionadas aos ambientes que ele trilhou ao longo da sua jornada. Portanto as séries Navio Negreiro e Etiópia é um pouco da África presente em Hansen Bahia, o Navio como um caminho triste de lágrimas e a Etiópia como um renascer nas cores.

atrick (1)

Paralelamente acontece a Exposição Close Estético MRA: Moderno, Plástico, Baiano? A utilização metafórica do termo close busca evocar aproximação sensorial do visitante a nuances vanguardistas de renovação artística, surgidas da contestação a padrões estéticos, neoclássicos e/ou tradicionalistas nas artes plásticas, especialmente na Bahia. O desenho expositivo de ocupação do espaço propicia reflexões sobre vertentes modernistas, com obras assinadas por artistas percussores do movimento baiano, em contraponto a peças representativas da Geração de Modernistas Ingleses; e da produção artística local, evidenciando, entre outros aspectos, a influência exercida por estes grandes mestres, no campo de criação artística de contemporâneos feirenses.

As mostras ficam em cartaz até 14 de setembro. O horário de visitação é segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. O MRA fica localizado na rua Conselheiro Franco 66, Centro. Contatos pelo telefone (75) 3221-9611 ou e-mail mra.cuca@uefs.b

Domingo Tem Teatro – Espetáculo “Os Três Porquinhos”

os-3-porquinhos

Espetáculo “Os Três Porquinhos” com o grupo Stripulia em cartaz nesse domingo no Teatro do CUCA

Nesse domingo, dia 12 de agosto, o Domingo Tem Teatro convida o público a iniciar as comemorações do Dia dos Pais logo cedo no Teatro do CUCA. A grande atração é a apresentação inédita do espetáculo “Os Três Porquinhos” que se apresenta às 10h30 no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA.

O espetáculo “Os Três Porquinhos”, do já conhecido Grupo Soteropolitano Stripulia, conta a história de três irmãos porquinhos que, por estarem crescidos, decidem sair da casa da mãe e cada um construir a sua casinha para morar. Bolinha, o mais novo e menos responsável, constrói a sua casinha de palha; Bolota constrói uma casinha de Madeira e Bolão, o mais caprichoso e responsável, constrói a  casinha de tijolos. Mas o Lobo Mau, que andava atento ao movimento da floresta, aparece para modificar todo o rumo da história. A peça tem a participação dos atores Madson Nery, Camilla Sarno, Andréa Nunes, Manu Santiago e Fernanda Junqueira Ayres, que também é responsável pela direção geral, cenário e figurino.

O Grupo de Teatro Stripulia vem, há 15 anos, encantando o público com suas peças, na maioria, escritas para o público infanto-juvenil e com um olhar cuidadoso para a moral das suas mensagens. “Somos Atores, arte – educadores, animadores e brincantes que levamos com muito amor a nossa arte para as crianças de todas as idades”, relata o grupo. Stripulia já esteve presente no palco do Domingo Tem Teatro com outros espetáculos de seu repertório, são eles “Os Saltimbancos”, “Peter Pan” e “Reinações de Narizinho” que ainda volta nessa temporada.

E mantendo a campanha de atividades lúdicas sensoriais que vem acontecendo todos os domingos antes do espetáculo, o público é convidado a chegar mais cedo nesse domingo, 12, para participar da Oficina “Porquinhos sensoriais de bexiga”, uma brincadeira que promove a estimulação tátil, percepção visual de cores, formas, tamanho e peso, estimulando os pequenos a trabalharem com a imaginação, coordenação motora e o lado artístico.  A oficina é gratuita e a criança ainda pode levar o seu porquinho para a casa.  As inscrições são por ordem de chegada e a oficina acontece a partir das 9h, com limite de até 20 vagas.

O Domingo Tem Teatro é um Projeto realizado pela Cia. Cuca de Teatro que acontece de março a dezembro sempre às 10h30 no Teatro do CUCA. A programação completa do Domingo Tem Teatro também pode ser acessada através do site: www.ciacucadeteatro.com.br.

E para a criança ou adulto que tem interesse em se tornar um fã de carteirinha do Domingo Tem Teatro, ela pode fazer a sua inscrição aos domingos no horário das 09h00 às 12h30 ou pela internet através do site da Cia. Cuca de Teatro através do link: https://goo.gl/pkGbyL.

Com a carteirinha em mãos o público passa a obter mais vantagens e benefícios no teatro e dos parceiros, como descontos nos ingressos e participação nos sorteios semanais e no Especial de Final de ano. No programa do Sócio não há cobrança de mensalidade ou taxas mensais. Todos os benefícios e vantagens são válidos para o ano de 2018.

SERVIÇO – DOMINGO TEM TEATRO

QUANDO: Dia 12 de agosto de 2018

Atividades:

SERVIÇO 01

ESPETÁCULO: “OS TRÊS PORQUINHOS”

DURAÇÃO: 50 minutos               CLASSIFICAÇÃO: Livre

GRUPO: Stripulia – Salvador – BA

HORÁRIO DO ESPETÁCULO: Às 10h30

INGRESSOS: R$ 16,00 (Meia Promocional para adultos) – R$ 14,00 (Para sócios)

BILHETERIA, PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E LAZER: A partir das 9h.

LOCAL: Teatro do CUCA (Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro – Feira de Santana – BA)

REALIZAÇÃO: Cia. Cuca de Teatro 20 anos

MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 / domingotemteatro@gmail.com – Contato Produção: Elizete Destéffani e Camila Dias

SERVIÇO 02

Oficina Experimentando Sensações com a Oficina: “Porquinhos sensoriais de bexiga”

HORÁRIO: A partir das 09h

ACESSO: Gratuito

INSCRIÇÕES: Por ordem de chegada mediante inscrição e limite de vagas

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Até 20 (vinte)