Quero cursar uma oficina artística

Como conseguir uma vaga nas oficinas do CUCA?

Como o número de pessoas interessadas nas oficinas costuma ser superior à quantidade de vagas disponíveis, essas vagas são sorteadas entre as que realizam a inscrição online, no período determinado no calendário das oficinas.

Funciona assim: depois de inscrita, a pessoa participa de um sorteio eletrônico para concorrer às vagas existentes. Se for contemplada no sorteio, ela precisa comparecer ao CUCA (na data prevista no Edital) para fazer a matrícula presencial. São feitas duas chamadas dos contemplados no sorteio e depois as vagas remanescentes são abertas a todos.

 

O que fazer para se inscrever nas oficinas do CUCA?

A inscrição é online e garante que a pessoa interessada participe do sorteio eletrônico das vagas disponíveis. A inscrição deve ser realizada no sistema de gerenciamento das oficinas, que se chama Casys. O link para inscrição fica disponível no site do CUCA, mas apenas no período de inscrições, determinado no calendário das oficinas.

Para se inscrever o interessado deve realizar um cadastro no sistema (caso ainda não tenha). Esse cadastro vai gerar um login e uma senha (que devem ser guardados pela pessoa). Usando esse login e senha a pessoa pode então acessar o sistema novamente e fazer a sua inscrição. É importante observar que o cadastro não implica automaticamente na inscrição. Para inscrever-se é preciso escolher as turmas que deseja concorrer a uma vaga no sorteio eletrônico.

 

Qual o período de inscrição para as Oficinas Artísticas?

As inscrições para as oficinas são abertas semestralmente, geralmente nos meses de janeiro e junho.

 

O que fazer para se matricular nas oficinas do CUCA?

Para se matricular a pessoa precisa antes ter feito a inscrição no Casys. Após inscrito, o interessado deve acompanhar o resultado do sorteio eletrônico das vagas, que é divulgado no site do CUCA. Se for contemplado no sorteio, ele deve comparecer ao CUCA (na data prevista no Edital) para fazer a matrícula presencial. São feitas duas chamadas dos contemplados no sorteio e depois as vagas remanescentes são abertas a todos.

Para saber mais, clique aqui.

 

Quais documentos são necessários no dia da matrícula presencial?

Os documentos básicos necessários para realizar a matrícula são RG, CPF e comprovante de endereço. Não é necessário apresentar cópia desses documentos. Entretanto outros documentos (com cópia) podem ser requisitados aos estudantes e servidores da UEFS, conforme previsto no edital.

 

Fui contemplado no sorteio eletrônico das vagas nas oficinas do CUCA, mas não pude ir ao dia previsto no calendário para matrícula presencial, minha vaga fica guardada?

Não. Caso o contemplado no sorteio não compareça no período de matrícula programado no calendário para a chamada em questão, ele será automaticamente considerado desistente da vaga. No entanto, o mesmo pode tentar outra vaga no período de Matrícula Direta, ao final do período de matrícula, quando as vagas remanescentes são abertas a toda a comunidade, independente de inscrição ou sorteio.

 

Fui contemplado no sorteio eletrônico das vagas nas oficinas do CUCA, mas não posso comparecer no dia da matrícula presencial, posso mandar outra pessoa me matricular?

Sim. Outra pessoa pode realizar a matrícula se esta estiver portando os documentos do contemplado no sorteio.

 

Se eu não for contemplado no sorteio eletrônico das vagas nas oficinas do CUCA, ainda tenho chance de conseguir uma vaga?

Sim. No período de Matrícula Direta, ao final do período de matrícula, quando as vagas remanescentes são abertas a toda a comunidade, independente de inscrição ou sorteio.

 

Jovens e Adolescentes com menos de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável no ato da matrícula?

Sim.

 

Qual o valor da oficina? Tem mensalidade?

Não tem mensalidade. A matrícula das oficinas requer apenas o pagamento de um taxa de matrícula (uma única vez) para o semestre todo no valor de R$ 120,00. No momento da matrícula (presencial) é gerado um boleto bancário que deve ser pago no mesmo dia. O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, caixa eletrônico, pela internet, aplicativos bancários e caixas lotéricas.

 

Estudantes da UEFS são isentos da taxa de matrícula?

Alunos da UEFS, que são residentes, têm direito a isenção integral para 01 (uma) oficina. Já, alunos não residentes têm direito a abatimento de 50% do valor da matrícula.

 

Quais são as oficinas ofertadas pelo CUCA?

O programa de formação artística do CUCA oferece cerca de 70 diferentes oficinas nas seguintes linguagens artísticas:

  • Música
  • Dança
  • Teatro
  • Artes Visuais

As turmas ofertadas no último semestre podem ser consultadas em nosso site (acesse aqui).

 

Como acontecem as Matrículas Diretas?

Se ainda houver vagas nas oficinas artísticas, é aberta ao público a fase para a Matrícula Direta, sem a necessidade de inscrição ou sorteio. Nessa fase, os interessados devem comparecer ao CUCA para realizar sua matrícula. As oficinas que tem vagas remanescentes para a Matrícula Direta normalmente têm sua relação divulgada no site.

Na Matrícula Direta as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos interessados.


Caso persista alguma dúvida, você também pode entrar em contato conosco, ou nos envie sua pergunta, clicando aqui.

Veja abaixo também o endereço, telefone e e-mail para contato:

Rua Conselheiro Franco, 66, Centro.

Feira de Santana – Bahia CEP: 44.002-128

Tel: (75) 3221-9611

E-mail – cuca@uefs.br