Identificação e Histórico

Fundado em 15 de setembro de 1995, o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) é a unidade responsável pela gestão da política cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana junto à comunidade acadêmica e a sociedade da região sob sua abrangência direta. Sua origem remonta ao reitorado do Prof. Josué da Silva Mello, seu idealizador, que reconheceu a necessidade de constituição de um setor que pudesse atender à crescente demanda por ações culturais, que até então eram desenvolvidas de forma pontual e isolada, quer pela Pró-Reitoria de Extensão, quer pelas demais pró-reitorias e os departamentos da Universidade.

Para concretizar sua proposta o CUCA reuniu em um mesmo espaço, o conjunto arquitetônico da antiga Escola Normal de Feira de Santana e sua área, diferentes aparelhos culturais que já faziam parte da UEFS, como o Seminário de Música de Feira de Santana e o Museu Regional de Feira de Santana.  Estes aparelhos passaram então a se constituir como setores do CUCA, especializados em suas respectivas linguagens artísticas, e outros setores foram criados para atuar junto aos segmentos de teatro e dança.

Com esta estrutura o CUCA desenvolve atividades extensionistas regulares, sob a forma do Programa de Oficinas de Formação Artística, e de eventos especiais, voltadas à comunidade em geral, envolvendo as mais diversas áreas e linguagens nas artes, incentivando também a criação literária e as experiências de arte-educação, estimulando e apoiando ainda manifestações oriundas da cultura popular, sob suas várias formas de expressão. As atividades de pesquisa relacionadas ao campo cultural também são viabilizadas, quer seja pelo suporte a projetos externos, quer seja através de iniciativas de seus setores integrantes.

O CUCA conta também com um programa de bolsas próprio, a Bolsa Arte e Cultura, com 31 vagas, voltada a estudantes da graduação da UEFS, por meio da qual os discentes são incentivados a integrar-se nos projetos e atividades de extensão e pesquisa da unidade, oportunizando que vivenciem os processos de planejamento, realização e avaliação de tais ações institucionais, além de apoiar projetos de pesquisa dos próprios bolsistas, com a temática cultural.

Direção: Aldo José Morais Silva

frente_cuca1