Museu Regional de Arte

O Museu Regional de Arte (MRA), primeira instituição museológica de Feira de Santana, foi criado em 26 de março de 1967, e integra, desde 1995, o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tendo então sua sede transferida para seu atual endereço, situado à Rua Conselheiro Franco, nº 66, Centro – Feira de Santana, Bahia.

O MRA é reconhecidamente um dos museus mais importantes do estado da Bahia por reunir um rico e peculiar acervo de artes visuais, que conta com as coleções de arte modernista brasileira (contando com participantes da Semana de 22), de arte Nipo-brasileira, de arte Nainf, da singular coleção de artistas modernos ingleses, além de trabalhos contemporâneos de renomados artistas brasileiros, baianos e feirenses.

Nesse sentido a sua atual designação de museu regional não pretende refletir o perfil de uma instituição de arte exclusivamente da região, mas sim de um museu voltado para a sua região, o território de identidade Portal do Sertão. E como tal, o MRA pretende atuar como espaço de natureza museológica e de educação informal.

Por sua vinculação com a UEFS o museu privilegia ainda o desenvolvimento de ações e atividades de extensão e pesquisa, que buscam preservar a memória e o patrimônio sociocultural representados pelo seu acervo, assim como pela relação estabelecida com o seu público e sua história, atuando com base nos princípios da universalidade do acesso, do respeito e da valorização à diversidade cultural para promoção da cidadania.

 

Coordenação: Cristiano Silva Cardoso

lupa 1 Conheça o histórico do Museu Regional de Arte

lupa 1 Conheça o histórico do Prédio do MRA

 

Imagens de exposições do Museu de Arte Regional

 

Visite o site do Museu Regional de Arte