Nos dias 20 e 21 de setembro, o Grupo Cordel, estreia seu mais novo espetáculo Quitéria, na programação do Projeto Feira tem Teatro para você. O grupo já atua na cidade de Feira de Santana desde 2011, com o objetivo de resgatar a memória cultural da Princesa do Sertão. A linguagem sertaneja, feita em versos, remete à literatura de cordel, à expressividade corporal e agora à música, os quais são elementos importantes para a construção de sua identidade.

O espetáculo Quitéria conta a história da heroína Maria Quitéria de Jesus, nascida na região de Feira de Santana. Um exemplo de pioneirismo nas relações sociais e de gênero. Em uma época em que as mulheres precisavam se dedicar ao marido e prendas do lar, ela enfrentou esse estigma, movida pelo ideal de liberdade e se alistou, vestida de homem, para lutar pela Independência da Bahia. Seu nome marcou a história brasileira através de seus feitos, sua coragem e determinação.

O grupo já montou A Cidade da Rua Direita que mistura ficção e realidade e conta a história de um provável bisneto bastardo de Domingos Barbosa, dono das terras dos Olhos d`água, que chegou na estação de trem (hoje Feiraguai), para resgatar seus direitos de posse. Agora, prepara-se para estrear Quitéria, resgatando a trajetória de vida de Maria Quitéria, pontuada por seus feitos heroicos, mas apresentando, de forma lírica, as marcas, perdas e conquistas enquanto mulher.

No elenco do espetáculo: Julia Lorrana, Léo Sátiro, Cleyton Vidal, Lion Guimarães, Aída Vitória, Carol Acos e Denner Lobo. O texto e a direção é de Geovane Mascarenhas. Trilha sonora e direção musical de Deco Simões.

A programação do Feira tem Teatro para você, que traz a cada mês um espetáculo, começa sempre às 19h com as atividades extras e o espetáculo sempre apresentado às 20h. Na sexta (20), às 19h, será o bate papo e terá como convidado Eduardo Kruschewsky, jornalista, poeta e escritor. Já no sábado (21), no PALCO ABERTO, teremos Milly Mello, artista feirense, que se destaca na música e no teatro.

SERVIÇO: ESPETÁCULO: QUITÉRIA
DIAS: 20 (sexta) e 21 (sábado) de SETEMBRO
HORÁRIO: Na sexta-feira: 19h – Bate papo (Foyer do Teatro)
20h – Espetáculo “QUITÉRIA”
No sábado: 19h – Espaço aberto para artistas da música
20h – Espetáculo “QUITÉRIA”
LOCAL: Teatro do Cuca
INGRESSOS: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
ONDE: Teatro do Cuca
ENDEREÇO: Rua Conselheiro Franco, 66, Centro.
CONTATO: (75) 98103-7595 / (75) 99133-107