A Coleção Inglesa compõe o acervo do Museu Regional de Arte desde a sua fundação em 1967. São exatamente trinta obras, de artistas modernistas ingleses que foram doadas pelo embaixador do Brasil, Assis Chateaubriand, durante uma campanha para a criação de museus regionais no país. Com o objetivo de viabilizar a interiorização das artes plásticas em lugares mais distantes das grandes metrópoles, seu maior desejo era apresentar as novas tendências da arte moderna ao povo, para serem contempladas  como passatempo e novos conhecimentos por uma comunidade basicamente rural que habitualmente expressava sua arte com elementos de um mundo bem diferente, o sertão.

Após cinquenta e dois anos, as obras inglesas permanecem em evidência no cenário baiano das artes plásticas. Recentemente, o acervo inglês, único em toda América Latina foi apresentado no Palacete das Artes em Salvador, na Exposição: “Coleção Inglesa – Doação Assis Chateaubriand – 1967 – Museu Regional de Arte – Feira de Santana – Bahia”.

Agora, mais uma vez o MRA apresenta seu acervo inglês com a  “Exposição: Coleção Inglesa, muito prazer!” que propõe uma apresentação de todas as obras para o público local. Será uma grande oportunidade para a comunidade feirense contemplar e conhecer a história de uma das coleções mais importantes do Museu Regional de Arte.