A  festa popular e tradicional, resgatada por iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) em 2007, é composta por diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo que encanta pela alegria e fantasias dos participantes. Neste ano o Bando Anunciador acontece no dia 7 de julho, em um novo horário, às 6h, com saída do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Pela primeira vez o evento, que surgiu em 1860 em anúncio à Festa de Sant’Ana, terá o cortejo puxado pelo “Bando do Cuca”, que reunirá servidores, professores e alunos, além de contar com a presença especial de rainhas de edições anteriores do evento.

Este ano, mais uma vez, não será permitida a utilização de som automotivo, paredões de som, trio elétrico, mini trio, carroças e animais. A medida segue orientações de segurança, com o intuito de evitar acidentes e oferecer mais comodidade ao público que terá como desafio seguir o cortejo e se divertir ao longo de todo percurso.

A comissão organizadora do evento convoca representantes dos bandos para uma reunião na próxima terça-feira (18), às 19 horas, na Sala 6 do Cuca. O evento de 2019 conta com a articulação entre a direção do Cuca e diversos órgãos públicos como a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (Secel, Seprev, Sesp, SMT, SMTT, Settdec), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Serviço Social do Comércio (Sesc).