UEFS inicia calendário expositivo de 2019 com duas grandes mostras

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convida a comunidade para vernissage dos artistas Antonio Carvalho de Novaes, Albery França e Avany França, na próxima quinta-feira (21), às 20h. A mostra fica em pauta até 17 de maio no Museu Regional de Arte (MRA), localizado no Cento Universitário de Cultura e Arte (Cuca), com objetivo de propor panoramas discursivos sobre tendências artísticas contemporâneas, a partir de pinturas e fotografias, abordando universos, singularidades, distintas histórias e territórios.

A exposição ‘Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé’ tem sua temática voltada à reprodução artística, em óleo sobre tela, das faces dos profetas esculpidos em pedra-sabão por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que estão no adro da basílica de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG). Também consta da exposição telas representando as faces de diversos personagens dos ‘Passos da Paixão’, igualmente elaborados pelo mestre Aleijadinho e que integram o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

Antonio Francisco Lisboa é considerado a maior expressão da arte nacional. O tema central de suas obras é a religiosidade e as imagens sacras que produziu e que se caracterizam pela leveza, simplicidade e dinamismo, com traços marcantes do mestre.

A denominação da exposição, ‘Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé’, homenageia o poema ‘Ocaso’ do modernista Oswald de Andrade, que esteve em Congonhas (MG) em meados de 1920 e resgatou a importância do Aleijadinho para a arte, a cultura e a história do país.

As esculturas do Aleijadinho remetem a manifestações de fé e religiosidade, conferindo à exposição um valor transcendente, de variados significados, conduzindo o visitante a uma experiência singular de fruição estética, sensorial e poética.

Antônio Carvalho de Novaes reside em Feira de Santana-BA e teve seu primeiro contato com as artes plásticas aos 13 anos de idade. Quando chegou à vida adulta interrompeu suas produções artísticas para cuidar de sua formação, da família e da carreira no serviço público.

Em 2014 retomou suas produções de forma entusiasmada e no ano seguinte realizou exposição na cidade de Zwolle, próximo a Amsterdam, Holanda. Em 2016 apresentou a exposição ‘Recortes de Feira de Santana’ na Galeria de Arte Carlo Barbosa, em Feira de Santana.