“…. É preciso amar, como se não houvesse amanhã…”

Maristela Ribeiro – Coordenadora do C.A.

O Clube dos Artistas, programa de arte do Instituto Federal da Bahia / IFBA – campus Feira de Santana em parceria com o Museu Regional de Arte CUCA/UEFS, apresenta neste espaço a exposição das fotografias realizadas durante a execução do Projeto de Extensão Aviação: fotografia e identidade do outro lado da margem.

Buscando favorecer a conexão com as categorias de identidade: memória, lugar e pertencimento, durante o período de oito meses, o IFBA e o MRA se uniram propondo a aproximação e a interação com os moradores do bairro Aviário, mais especificamente com 40 alunos matriculados no 8º e 9º ano da Escola Juíza Lourdes Ferreira. Para essa finalidade, foram realizados diversos encontros nos quais os estudantes, criando um inventário pessoal por meio de uma construção poética, aprenderam mais sobre si e sobre os outros, e formaram um panorama ampliado do lugar em que vivem.

No momento em que um fenômeno mundial altera por completo a aparência dos espaços urbanos, com o surgimento de grandes projetos arquitetônicos que tendem à criação de “ilhas” isoladas do resto do tecido urbano, o projeto AviAção propôs desenvolver uma ação no Aviário, visando “conhecer o outro lado da margem”, ou seja, a versão daqueles que estão fora das ilhas, e articula, dessa forma, a mostra do resultado do trabalho em um Museu, ambiente do circuito artístico.

Espera-se que essa experiência, embasada nas tecnologias sociais e na liberdade de expressão, possa promover reflexões sobre a comunidade e seu patrimônio local, bem como a aproximação da condição de vida dos moradores do bairro, sobretudo por se tratar de uma localidade que apresenta pouco investimento do poder público.

A educação é a melhor forma de enfrentar as adversidades. Buscando meios de conhecimento, interação e uso do espaço cotidiano como material criativo, enfatizamos a vida, o nosso acervo pessoal, seja material ou imaterial, as relações de respeito à diversidade de ser e pensar, estimulando os estudantes à reflexão crítica e ao cultivo de um ambiente plural e respeitoso. Foi neste clima que as fotografias aqui expostas foram realizadas.

SERVIÇO:

QUANDO: 7 de novembro de 2018