O Grupo Cultural Moviafro, juntamente com o Bloco Afro Cultural Império Africano e a VS Service – Produção e Promoção de Eventos Culturais, desenvolve o CONCURSO MISS AFRO FEIRA DE SANTANA pelo segundo ano consecutivo. Este concurso pretende conscientizar, empoderar, elevar a auto-estima e fortalecer a auto-afirmação de mulheres negras da periferia de Feira de Santana, através de debates, palestras, rodas de conversas, oficinas com assuntos relacionados a cultura afro brasileira, estética e formação intelectual da mulher negra. E um desfile no encerramento para eleger a Miss Afro de Feira de Santana.

A cultura afrodescendente é extremamente rica, a mulher afrodescendente é única, uma beleza sem igual e uma força incomparável. Entretanto, essa mesma mulher sofre diuturnamente com o preconceito, o racismo, a discriminação que geram falta de oportunidades. Ainda é algo bastante raro, vermos mulheres NEGRAS, ocupando cargos de chefia ou lideranças em empresas das mais diversas áreas. Com o intuito de ajudar a mudar esse quadro, foi criado o concurso miss afro que além de exibir a beleza ancestral da mulher negra feirense, resgata mulheres que vivem em comunidades que na maioria das vezes estão com a auto estima abalada e que quase sempre mergulham no submundo das drogas. Oferecendo a essas mulheres o conhecimento, através da conscientização.

Durante o processo de seleção, são desenvolvidas rodas de conversas, debates, oficinas e palestras com profissionais das áreas de SAUDE – DIREITO – SOCIOLOGIA – PSICOLOGIA – PEDAGOGIA e JORNALISMO. Essas atividades ajudam as candidatas a se reconhecerem e se auto afirmarem como mulher negra, conhecedora dos seus direitos e deveres como cidadã. Bem como abrir novos horizontes para essas mulheres que devido ao medo e falta de informação acabam abrindo mão da evolução e se prendem a coisas insignificantes.

O CONCURSO MISS AFRO FEIRA DE SANTANA, tem duração de quatro meses. A edição de 2018 teve 123 inscrições e foram divididas em 03 grupos. Estão sendo realizados ensaios e atividades de formação durante toda a semana com duas horas de duração. A faixa etária das candidatas é de a partir dos 16 anos, sem limite maximo  de idade. O projeto além das atividades citadas acima, também é representado pela vencedora em eventos culturais e sociais em Feira de Santana e cidades circunvizinhas.

“Criamos para as candidatas condições de oportunidades de mobilidade social no mercado de trabalho, inclusive o da moda. Também queremos colaborar com o desenvolvimento social e cultural da comunidade afro-brasileira de Feira de Santana, sobrepondo, com isso, arte, cultura e beleza às questões étnico-raciais”.

Serviço:

2º Concurso Miss Afro Feira de Santana 2018
A grande final acontece no dia 13 de abril de 2018 no CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte, às 18h.

Candidatas Finalistas:
Aline Daltro, Amanda de Almeida, Ana Karoline, Ana Paula, Antonieta Peres, Lavínia Nascimento, Maiana Couto, Maressa Ferreira, Michelly Phayffa, Natalice Dias, Rosidalva de Araujo, Tatiana Lopes, Vandriane Ribeiro, Vanessa da Silva, Vitoria Lainy.