O CUCA estabeleceu uma parceira com o NRE19 para realizar mais uma ação da 9ª edição dos projetos artísticos e culturais da secretaria de Educação do Estado. Visando formação dos professores articuladores destes projetos nas escolas, foram oferecidas oficinas para apreensão de noções básicas sobre o universo artístico por estes docentes. As atividades ocorreram entre os dias 10 e 12 de maio, sendo que as vivências estão sendo conduzidas pelos experientes profissionais do CUCA, a exemplo dos coordenadores da área de dança Marco Caribé; Vandson Nascimento e Antonia Bahia do Seminário de Música; Jorge Galeano da OCA; Karina de Farias da Coordenação de Teatro; Cristiano Cardoso e Hortência Santana do Museu Regional de Arte .

Os projetos artísticos se caracterizam como eixos do processo educativo, propostos pelo Programa “Educar para Vencer” e são eles: AVE, FACE, TAL, PROVE, DANCE, EPA, PROVE, ENCANTE e FEST. As propostas se desdobram em 3 etapas: a escolar, a regional e a estadual. O que as norteiam é a liberdade de criação estudantil, privilegiando a diversidade cultural e estética. A etapa regional NRE19 será realizada no CUCA no âmbito do ABERTO do CUCA 2016, programado para o dia 22 de setembro.