Concerto de Violão em homenagem à Francisco Tárrega

Cartaz - Francisco Tarrega Antônio Vidal

Currículo Artístico

O concertista de violão, compositor, mestre e Comendador pela música no Brasil, nascido em Montevideo (Uruguai), inicia seus estudos aos 14 anos no Conservatório Musical Maria Angélica Piola, com o Professor Alfredo Valazano (Discipulo do extinto mestre Atílio Rapat).

Os mesmos foram interrompidos por estudos de uma outra natureza (Ciências Contábeis), dedicando-se full-time a obter o título de técnico de Administração de Empresas. Retoma seus estudos a partir de 1986 com o Mestre Atílio Rapat, e posteriormente com o Mestre Ramiro Agriel (O principal Catedrático na Escola Universitária de Montevideo, Uruguai) e com o Mestre Cesar Amaro (Sobrinho do extinto Mestre Abel Carlevaro).

Como compositor apresenta três vertentes, uma de neta influência barroca, clássica e romântica, outra de perfil sacro-mística e mais uma outra de origem folclórica.

Devoto admirador do gênio musical que foi o mestre Heitor Villa-Lobos, compõe cinco prelúdios dedicados à homenagear a memória do ilustre mestre, seguindo as estruturas do músico mas com sua impronta pessoal.

‘‘Que é a música? Quando eu era jovem, um meu aluno surpreendeu-me com essa pergunta. Respondi-lhe:

– A música é um fenômeno acústico para o prosaico; um problema de melodia, harmonia e ritmo para o teórico; e o desdobrar das asas da alma, o despertar e a realização de todos os sonhos e anseios de quem verdadeiramente a ama… Ainda hoje assim penso.’’

Kurt Pahlen

Programa: “Concerto de violão em homenagem à Francisco Tárrega”

1ª PARTE

Estudos Nº3 e Nº11 – Mateo Carcassi

Estudo Nº1 (Romance de Amor) – Ruvira

Rondó – Ferdinando Caruli

Coral BWV 147 – J.S. Bach (Transcrição de Antonio Vidal)

2ª PARTE

Lágrimas (Prelúdio) – Francisco Tárrega

Prelúdio Nª1, 3 e 8 – Francisco Tárrega

Recuerdos de la Alhambra – Francisco Tárrega

Capricho Árabe – Francisco Tárrega

Aire Andaluz Nª1 – Antonio Vidal

Aire Andaluz Nº2 – Antonio Vidal (Em homenagem à Francisco Tárrega)