SETOCA 2022

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIÁ-LAS.

SETOCA 2022

WhatsApp Image 2022-11-18 at 17.49.42

Semana de Teatro do CUCA homenageia a professora Denise Chaves

 

Evento que também reúne mostras finais das oficinas de Teatro acontecerá de 28 a 03 de dezembro. A programação é aberta ao público.

 A partir da próxima segunda-feira (28), o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realiza a Semana do Teatro Oficina do CUCA – SETOCA, que reúne a apresentação de espetáculos teatrais, show musical, além da exibição de documentário e longa-metragem. Com início no mês que marcaria mais um aniversário da professora Denise Chaves, que atuou na instituição por mais de 20 anos, a programação é dedicada à educadora e contará com uma série de homenagens.

A estreia do evento acontece na segunda-feira (28), a partir das 18h30, com a “Noite Denise Chaves de Artes”, idealizada pela coordenadora das oficinas de Teatro, Jacy Queiroz, com consultoria de Wanja Chaves, irmã da homenageada, e Danusa Santos, além de outros familiares e amigos. Entre as homenagens a serem prestadas, está a inauguração da Sala Denise Chaves (antiga sala 7B), que era o espaço de aula preferido da educadora; e da Exposição “Denise Chaves – Vida e Obra”, assinada pela designer Thayane Azevedo, com painel artístico de Cida Porto e Gabriele França. A exposição ficará aberta à visitação de segunda até a sexta-feira (02), das 18h30 às 20h30.

Ainda na “Noite Denise Chaves”, haverá a apresentação do espetáculo “Histórias Sopradas ao Vento”, com direção de Geovane Mascarenhas, e a exibição do documentário “Tia D e a sua arte do sensível”, também com direção de Mascarenhas e codireção de Rev Costa. A noite se encerra com a apresentação musical “Um Conto em Canto”, que traz no repertório canções de artistas admirados pela professora, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Chico Buarque, dentre outros. O show tem direção coletiva e participação de Carol Pereyr, Karol Freitas, Isa Roth, Jasley Ricardo e do pianista Caique Acauã. A classificação é livre.

Segundo Jacy Queiroz, a SETOCA deste ano homenageia uma “encantada professora que por mais de duas décadas contribuiu de forma singular e definitiva na formação artística, social, emocional e humana para os fazedores iniciantes em Teatro”. A coordenadora acrescenta que todas as atrações foram idealizadas para “pensar, sorrir, para não mais esquecer, tudo isso em homenagem a Denise Chaves e a cada um que acredita no poder que a arte tem em nossas vidas”.

Ao todo, ocorrerão 23 espetáculos teatrais, que envolvem quase 500 alunos em cena e são abertos à comunidade. Para cada dia da programação, o público deve levar um tipo diferente de donativo a ser trocado pelo ingresso. Na segunda-feira, 1 kg de alimento não perecível (à livre escolha); terça, 2 pacotes de floco de milho; quarta, 2 pacotes de macarrão; na quinta-feira, 1 kg de açúcar; sexta, 1 kg de feijão; no sábado à tarde, 1 kg de arroz e, no sábado à noite, 1 kg de feijão. Os alimentos arrecadados serão destinados à comunidade carente de Feira de Santana, por meio de várias instituições contempladas. A ação social é promovida todos os anos pela SETOCA.

Com clássicos do Teatro, a Semana também contará com a apresentação de espetáculos de Teatro Itinerante, que envolvem a técnica de dança-teatro; de curta e longa metragens, além de peças infantis. Andréia Fábia; Maristela Araújo; Zeus Oliveira; Lion Guimarães; Rose Irene Visitação; Kadu Fragoso; Geovane Mascarenhas; Ive-Anne Stanchi; Karina de Faria; e Roberto Salles assinam a direção de diferentes espetáculos. Confira a programação completa.

 

SERVIÇO

 

O quê: SETOCA – Semana do Teatro Oficina do CUCA

Quando: 28 de novembro a 01 de dezembro, a partir das 18h30

02 dezembro, a partir das 20h

03 de dezembro, a partir das 14h

Onde: CUCA – Centro Universitário de Cultura e Artes

(Rua Conselheiro Franco, n. 66, Centro, Feira de Santana/BA)

Quanto: 1 kg de alimento não perecível (de acordo com o dia).

 

 

Monitoria para SETOCA 2022 – De 28 de novembro a 03 de dezembro

WhatsApp Image 2022-11-09 at 10.06.52

A Coordenação das Oficinas de Teatro do Cuca terá um imenso prazer em receber você para compor o quadro daqueles que colaboram para o desenvolvimento das nossas atividades teatrais no CUCA.
Na TOCA sempre trabalhamos com muita alegria e responsabilidade, cumprindo horários e indicações, sempre estando dispostos a ajudar ao público e aos nossos alunos. Com um sorriso no rosto e muita energia nas pernas a gente se vira para proporcionar bem-estar aos visitantes da nossa casa, o CUCA.
Serviço é o que não falta, entre eles: Trocar ingressos, auxiliar professores, organizar, contabilizar e separar alimentos, acompanhar turmas no ensaio e na apresentação, acompanhar confraternização das turmas de infantil, recepcionar, monitorar coxia, plateias superior e inferior, organizar Foyer, finalizar trabalhos da noite conferindo camarins, palco e plateia… Enfim, uma maratona super prazerosa, mas também de muita responsabilidade, por isso, só se inscreva se realmente puder participar dessa temporada.
Esse ano a SETOCA – Semana do Teatro Oficina do CUCA – acontecerá no período de 28 de novembro a 03 de dezembro, mas teremos trabalho antes e depois do evento também, por isso, pedimos para atentar para a programação de atividades da TOCA e PREENCHER COM A SUA DISPONIBILIDADE.
Lembrando que só poderemos aceitar em nossa equipe pessoas vacinadas com 18 anos ou mais.

EMITIREMOS CERTIFICADO DE MONITORIA!!

Espetáculo O Velho Lobo do Mar

peça

O VELHO LOBO DO MAR*
O Grupo Conto em Cena estreia seu novo espetáculo em novembro, mês que, coincidentemente, marca os 30 anos da carreira do autor e diretor Geovane Mascarenhas.

Confiram alguns dos personagens dessa história e sigam o @feiratemteatro e @contoemcena nas redes sociais para conhecerem todos os outros que ainda serão revelados.

Sobre o espetáculo, a atriz do grupo, Leidy Alencar diz:

“O Velho Lobo do Mar traz, na sua essência, um mergulhar no universo do SER nos envolvendo com as suas características objetivas, mas principalmente as características subjetivas da realidade e da existência humana…
Nos permite enxergar o que há por trás dos nossos sentimentos e ações e o que cada um deles nos impulsiona a ser e a fazer…
Nos possibilita vivenciar o tempo e as suas sensações, nos convida a refletir sobre as nossas decisões, os acasos, os desafios e as incertezas da vida, os desejos mais íntimos e as nossas entregas e ainda destaca a importância das memórias.
É um convite a uma jornada profunda de autoconhecimento nos permitindo olhar para a nossa personalidade e os nossos interesses sob um novo ponto de vista. Quanto mais a fundo vamos nesse processo de autodescoberta, mais percebemos o quanto temos questões a resolver em nosso interior.
É a arte nos convidando a reconhecer que a imperfeição é parte da experiência do ser um humano e, que, quando confrontado com dificuldades na vida, somos impulsionados a enfrentar erros, fracassos ou inadequações pessoais é que precisamos manter acesa a chama do amor para conseguir avançar.”

*Dias: 03, 04 e 05 de novembro, às 20h*
*Local: Teatro do Cuca*
*Classificação: 16 anos*

Exposição Pétala

WhatsApp Image 2022-11-01 at 10.22.23

Convite de Exposição do CUCA
“Pétala”, de Ropre

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e a Galeria de Arte Carlo Barbosa (GACB) apresenta a exposição “Pétala” com obras da artista mineira Alessandra Cunha, que responde artisticamente por Ropre, selecionada através de Edital.
Uma coleção inusitada, completamente fora do comum, Ropre traduz através de suas pinceladas e materiais serigrafados, o dia a dia do homem contemporâneo e sua relação com o espaço.
Segundo Mara Rúbia Colli, Mestre em Artes Visuais pela UFU e Curadora dessa exposição, “cada imagem traduz os sentidos e sensações da presença de um indivíduo posto e exposto no cosmos. O círculo se repete, está presente em todas as pinturas, repuxa o cetim, girando a superfície no sentido horário. Como se quisesse acelerar o tempo, as pranchas circulares expressam a expectativa da artista de relacionar consigo mesma, criando relevos montanhosos, linhas de expressão como se fossem marcas cicatrizes, de uma história, desejos, busca e libertação.”
Ropre é natural de Uberlândia- MG, graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia e desde 2016 coleciona um currículo impecável, com realização de exposições individuais e coletivas em Museus e Galerias de Diversos Estados brasileiro.
Convidamos a comunidade feirense para visitar essa exposição que apresenta pintura criada sobre cetim costurado, amassado, enrugado, em relevos quase montanhosos, mas, estáticos no plano movimento de uma cortina imaginativa, que revela um ar de “estive aqui”, e é com essa rica coleção que Ropre marca sua passagem pela Galeria de Arte Carlo Barbosa.

Abertura: 03 de novembro de 2022
Horário: 17h30minutos
Local: Galeria de Arte Carlo Barbosa / Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA)

Período para visitação: 04 a 29 de novembro de 2022.
Horário para visitação: 08:00 as 12:00 e 14:00 as 17:00 horas

PROJETO DOMINGO TEM MUSEU

1

Neste domingo, teremos uma programação especial em comemoração ao DIA DAS CRIANÇAS, onde o público poderá apreciar as exposições em cartaz, vivenciar uma intervenção artística e participar das oficinas de Pintura e Xilogravura.

O evento acontecerá no dia 16/10/22, das 09h às 12h.

Será uma manhã recheada de arte, cultura e diversão. Contamos com a presença e a participação de todos!

RESULTADO – Exame para reconhecimento de habilidades e competências técnicas e artísticas 2022.2

Os ATESTADOS DE HABILIDADE TÉCNICA serão enviados por e-mail.

Orientações sobre o processo de credenciamento e outras informações importantes serão transmitidas aos novos habilitados em reunião virtual pelo Google Meet. O dia da reunião será informado por e-mail, bem como o link para acesso.

Resultado exame 2022.2

Camerata de Feira de Santana

WhatsApp Image 2022-10-07 at 09.25.50

DIA: 07/10 (sexta-feira)
LOCAL: MRA – Museu Regional de Arte – CUCA
HORÁRIO: 19h30

 🎼Evento Gratuito!

A Camerata de Feira de Santana é um grupo formado por amigos movidos pela música e vontade de tocar em conjunto. Formado por 2 violinos, 1 viola, 1 violoncelo, 1 contrabaixo e 1 piano. O grupo busca apresentar repertório dos grandes compositores do erudito ao popular em uma formação camerística.
Direção Musical Caroline Abreu
Violinos Caroline Abreu , Neemias Cruz
Viola Daniel Lucas
Violoncelo Nilton Belmonte
Contrabaixo Lucas Barbosa
Piano Simone Gonçalves

Edital Galeria de Arte Carlo Barbosa – Seleção de Projetos para Exposição em 2023

Edital nº01/2022

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte(CUCA), torna pública a abertura de inscrições de projetos de exposição para a pauta 2023, da Galeria de Artes Carlo Barbosa, como parte da política cultural da UEFS, de valorização e difusão das diferentes linguagens artísticas e formas de expressão cultural, oferecendo espaços alternativos ao Circuito das Galerias comerciais de arte e abrindo o campo para novos talentos.

As inscrições via correios poderão ser efetuadas no período de 28 de setembro a 21 de outubro de 2022.

As inscrições presenciais poderão ser efetuadas no período de 28 de setembro a 11 de novembro de 2022.

Para maiores informações veja aqui o Edital 05/2022

Clique AQUI para baixar a Ficha de Inscrição para Exposições e planta baixa da Galeria

Quaisquer dúvidas entre em contato através do nosso e-mail cuca@uefs.br